100 Smartphone por minuto (Sph/m) é a velocidade em que os consumidores brasileiros compraram de abril a junho de 2014. Em 2013, os “feature phones” representavam quase metade das novas compras (47%), contudo este ano esses telefones da geração passada são apenas 1/4 do total geral. De um ano pra cá houve aumento de 22% nas vendas de telefones inteligentes e uma queda de 16% dos tijolinhos.
De acordo com a Mobile Phone Tracker Q2, foram vendidos a marca inédita de 17,9 milhões de telefones inteligentes entre os meses de abril e junho de 2014. Esse recorde de vendas no Brasil representa um tendência mundial do mercado de tecnologia – 300 milhões de smartphones vendidos -, em que mercados emergentes passam a adquirir hábitos semelhantes aos dos países mais desenvolvidos, na medida em que se diminui o índice de pobreza e há um esforço dos fabricantes para produzirem produtos que atendam às necessidades – sobretudo socioeconômicas – desses mercados.
A tendência é que o segundo semestre de 2014 apresente resultados ainda mais expressivos. Apesar de haver certa instabilidade em outros segmentos da tecnologia da informação, o mercado de smartphones continua crescendo. O aumento do portfólio de produtos aliado à um desejo cada vez maior de o brasileiro estar conectado de onde ele estiver, preenche a lacuna existente entre a criação de novos aplicativos e a poder de compra do consumidor médio nacional.