Glassware: aplicativos criados especificamente para o Google Glass, sejam os criados com GDK ou Mirror API.
Cartões: telas de apresentação (output) das informações no Google Glass, com menor volume de apresentação primária de informações que as telas de computadores, celulares e tablets – conceito utilizado na maioria das tecnologais vestíveis.
API: Interface de Programação da Aplicação é um conjunto de ações estabelecidos para que os aplicativos o utilizem seus serviços, mas não precisam envolver-se em detalhes da implementação do software.
Mirror API: API Espelho é o API disponível na nuvem para que não seja necessário executar o aplicativo diretamente no aparelho.
SDK: o Kit de Desenvolvimento de Software é composto das ferramentas e arquivos utilizadas para programar para um o sistema operacional.
GDK: o Kit de Desenvolvimento para Google Glass é o SDK baseado em Adroid e especificamente criado para o Google Glass.
Como visto anteriormente, há basicamente duas maneiras de desenvolver sua Glassware: a primeira, utilizando o Kit de Desenvolvimento do Software; e, a segunda, utilizando o API Espelho. Este último lhe permite construir serviços baseados na nuvem através de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos pelo Google para que se desenvolvam aplicações que não necessitam que os códigos rodem no Glass.
O Mirror API oferece blocos de informação com os quais se pode serviços que são levados diretamente para o seu Glass através da internet – pela conexão wifi ou pela ligação bluetooth- 3G do seu celular. Os projetos-modelo foram criados pelo Google para facilitar a vida dos desenvolvedores demonstram as principais funcionalidades e oferecerem as bases para um bom entendimento da mecânica da Glassware.
O próximo passo é identificar a linguagem de programação que você está mais familiarizado e modificar o seu projeto. Para facilitar sua vida, ao invés de começar do zero, você pode possível baixar projetos-modelo para ter uma ideia de como as coisas funcionam e como você pode aplicá-las às suas ideias.
- Entre em um site preparado para te entregar um pedido de autorização OAuth 2.0.
- Permita acesso desse projeto à sua conta Google conectada ao seu Google Glass.
- Utilize os controles fornecidos pelo projeto para mudar as características do seu API.
- Veja no prisma do Glass os itens serem inseridos na sua linha do tempo.
É importante lembrar que a aplicação criada será baseada em cartões estáticos e isso permitirá que você os insira, renove, leia e delete através do REST API, além de possibilitar a anexação de objetos como localização e mídia (foto, audio e vídeo) a esses cartões. Ademais, é possível que sua Glassware receba itens criados por terceiros. Esse procedimento depende que o usuário ativamente compartilhe o item na linha do tempo, através de um comando explícito – de voz ou de toque.
É possível associar a localização do usuário aos itens da linha do tempo, por meio de uma requisição direta da “última localização conhecida” e se inscrever para receber updates periódicos de localização. É possível, por meio do envio das coordenadas ao Mirror API, apresentar imagens de mapas pré-renderizadas nos cartões da linha do tempo.
Os pedidos de autorização, que resguardam a privacidade das informações da conta Google do usuário, do Mirror API devem ser aprovados pela utilização de credenciais OAuth 2.0, o que permitirá que o código de autorização seja solicitado apenas uma vez e lembrado das próximas vezes. Essa solicitação será passada do seu “cliente” para o seu “servidor”, que será utilizado para ter acesso e atualizar tokens para o seu servidor.
Ver utilização prática e exemplos deste tipo de aplicação: 1, 2, 3.
Um Comentário
Pingback: O Prisma: Cartões Estáticos, Dinâmicos E Imersivos (Dev) | Tecno Veste
Pingback: Encontre todos os Pokémons no mapa e saia na frente com este Hack para Pokémon Go | Tecnoveste
Pingback: Trouvez tous Pokémon sur la carte et aller de l'avant avec ce hack pour Pokémon GO | Tecnoveste
Pingback: 5º CocoaTalks Brasília - Design Patterns | Tecnoveste