O energético inventor Nikola Tesla ficou famoso mais por suas invenções do que por seu sucesso financeiro. Em que pese as polêmicas em que se envolveu devido ao resguardo de direito autorais em sua época, é a partir também dos problemas que enfrentou que se pode entender mais sobre sua personalidade e sua trajetória como empreendedor.
Um dos frutos do legado de Tesla é o nome e os valores que sustentam a empresa de Elon Musk, Tesla Motors. Essa empresa é uma montadora de carros 100% elétricos que tem toda a sua cadeia produtiva localizada em território estudounidense (design, manufatura e venda).
Os modelos atualmente desenvolvidos utilizam o motor de corrente alternada, descendentes do projeto original de 1882, com melhorias no processo de carregamento (supercharger) e armazenamento de energia elétrica (baterias substituíveis) de células de lítio-ion com capacidade de 320 km por carga).
O sistema operacional para dispositivos móveis que tem mais de 80% do mercado, o Android, tornou-se popular porque a sua missão de transformar os aparelhos mais inteligentes e cientes das preferências dos usuário foi potencializada por sua política de código aberto. Embuída do mesmo espírito, a Tesla Motors quer incentivar a produção de automóveis elétricos e a elaboração de soluções de transporte menos poluentes por meio da disponibilização de seus projetos e de suas patentes a um público mais amplo.
O primeiro compromisso da empresa nesse sentido foi decidir não processar quem utilize sua tecnologia, desde que não utilize apenas para o próprio proveito, mas como forma de impulsionar o desenvolvimento de um transporte elétrico sustentável. A Tesla considera que, devido às grandes montadoras não estarem conseguindo guarnecer a sociedade de carros elétricos com o potencial exigido e devido ao tamanho restrito da empresa em comparação ao mercado mundial de carros – 100 milhões por ano -, a melhor solução para que essa tecnologia evolua é compartilhar o conhecimento.
Assim, não apenas as empresas que atuam nesse mercado, como também o público consumidor serão beneficiados de uma frota mundial mais limpa e ambientalmente sustentável. Em um mundo permanentemente conectado e com o atual volume de troca de informações, a liderança no campo da tecnologia não se dá mais pelas restrições que as patentes podem causar a um competidor ou ao crescimento do mercado, mas pela habilidade de quem a detém de atrair e motivar mais mentes talentosas e inovadoras a trabalharem em soluções.
Além disso, a Tesla Motors assumiu o compromisso de instalar estações de carregamento para seus carros no Museu de Nikola Tesla e doou 1 milhão de dólares para a restauração da instituição. Aplicando a filosofia de código aberto, suas patentes fortalecerão tanto a empresa quanto o ambiente que a circunda – competidores, mercado, população mundial.
Está pensando em ressuscitar a Gurgel no Brasil? Que tal começar por um approach ambientalmente amigável?
6 Comments
Thiago Antônio Mendes
Queria comprar um desses mas meu dinheiro agora não dá nem prum fusca
Guto Barcelos
Cadê o post do Tesla Model X
Antonia Almeida Graça
Concordo, Guto. Quero ver o Model X.
Pingback: O que esperar do Google I/O 2015: as 12 maiores expectativas do público | Tecno Veste
Pingback: Tesla Model X: o Delorean Possível em 2015 | Tecno Veste – Blog
Pingback: Tesla Motors e Elon Musk: revolução no transporte de pessoas através do open source - TecnoVeste